We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

Somsocosmos 4

by Somsocosmos

/
  • Streaming + Download

    Includes high-quality download in MP3, FLAC and more. Paying supporters also get unlimited streaming via the free Bandcamp app.
    Purchasable with gift card

      name your price

     

1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
Sandra X 08:54
10.
11.
12.

about

"Somsocosmos 4" é uma seleção dos trabalhos realizados durante a quarta residência sonora Somsocosmos. A imersão, que acontece anualmente na Residência São João, durou duas semanas no mês de Abril de 2022. A curadoria do projeto foi feita por Antonio Sobral e Veronica Cerrotta. O grupo foi escolhido via processo seletivo, tendo integrado o juri, além dos curadores, o produtor musical e montador Alexandre Gwaz.

O grupo:
Adeniran Balthazar Silva (Campinas / BR)
André Silva Nectoux (Porto Alegre / BR)
Belén Gómez de La Torre (Lima / PE)
Federico Dopazo (Buenos Aires /AR)
Jéssica Tsang (Nova Iorque / USA)
Marcos Felinto (São Paulo / BR)
Sandra-X (São Paulo / BR)
Simon Grab (Zurich / CH)
Thais Barreto (Recife / BR)
Vivi Rocha Jones (Fortaleza / BR)


Mais em:
www.residenciasaojoao.com
fb: residenciasaojoao // insta: @rsj_agroarte


*

"Somsocosmos 4" is a selection of works from the fourth Somsocosmos sonic residency, curated by Antonio Sobral and Veronica Cerrotta. The project happens annually at the São João residency, located at the countryside of Rio. This edition happened during two weeks, in April 2022. The group was selected through open call; in the jury were the curators and the guest brazilian music producer Alexandre Gwaz.


More at
www.residenciasaojoao.com
insta: @rsj_agroarte // fb: residenciasaojoao


***

Este disco é uma edição de trechos - um Best of - das improvisações sonoras que rolaram nas duas semanas da quarta Somsocosmos.

A quarta edição desta residência sonora aconteceu entre os dias 08/04 ao 22/04, na Fazenda São João. Foi a pimeira residência sonora que conseguimos fazer depois da pandemia, depois das quarentenas, depois das vacinas.

Outra vez a convivência, outra vez conhecer novas pessoas, compartilhar comidas, quartos, espaços de lazer, de trabalho. Trocar idéias, referências, áudios e risadas. Planejar formações efêmeras de música improvisada. Gravar e caminhar por novos territórios, respirar o ar fresco da serra, assistir filmes, escrever, compor, tomar um banho de cachoeira, dar um mergulho no lago, e fazer uma grande fogueira, foram atividades que formaram parte de uma programação espontânea.

Marcos Felinto e Simon Grab desenvolveram o projeto The Gap, que teve apoio da fundação Suiça Pro-Helvetia. O mesmo incluiu uma oficina de exploração sonora, na Escola Municipal Marquês de Salamanca, com crianças de entre 3 e 9 anos. Além da oficina, os dois artistas realizaram performances e gravações no estúdio da residência.

Os demais residentes foram selecionados por chamada aberta. Thais Barreto recebeu uma bolsa parcial, que facilitou sua vinda à fazenda. Aqui trabalhou com gravações de campo, explorando sonoridades e ressonâncias próprias do entorno local.

Federico Dopazo e André Silva Nectoux receberam também uma bolsa parcial cada um, que tinham como contrapartida uma ajuda técnica. Federico mixou e masterizou o material gravado durante a residência, e André participou das sessões de gravação, como assistente dos técnicos de som.

Além das trocas, eles desenvolveram seus trabalhos com música e participaram de várias improvisações coletivas.

Durante o período de residência, montamos um calendário coletivo, que foi se alimentando das mais diversas propostas: cinema, sessões de escuta, leituras, caminhadas, workshops, meditação, ioga, fogueira, aniversârio, dentre outros.

Nesse contexto de propostas, convidamos o Circular Som Sistema, do Rio de Janeiro, para passar uns dias na residência, compartilhando seu triciclo-estúdo de som móvel. Durante alguns dias, os residentes puderam se familiarizar com este dispositivo e no dia sábado 16/04, realizamos uma intervenção na praça da rodoviária de São José.
Os residentes se apresentaram em formato solo ou em parcerias com outros. Inventar formações foi uma tônica desta edição.

Também recebemos o emblemático artista Tantão, que participou da projeção do filme Eu sou o Rio (de Gabraz e Anne Santos), que o tem como protagonista. Nesta residência, como na anterior, contamos com a presença de uma mini residente, a Mirra, filha de Marcos Felinto e Carol Melo de Brito, quem ofereceu aulas de ioga.

*

Tivemos dois espaços para realizar gravações e ensaios: a biblioteca, que se converteu no estúdio principal, e que foi capitaneado por Alexandre Gwaz e João Gaborges, com assistência de André Nectoux e Verónica Cerrotta, e a capela externa, com um pequeno sistema de som para auto-gravações, rodeada de bambús e com uma reverberância hipnótica.

Ambos espaços tiveram uma grande demanda. Nessas sessões, foram gravadas as faixas que compõem o álbum Somsocosmos 4.

*

Realizamos um evento de Portas Abertas, na sede da residência, onde os artistas apresentaram seus processos, trabalhos e experimentos para a comunidade local.

As cozinheiras desta edição foram a Jocélia André e a turma de Terra de Guaxo (associação agroecológica vizinha da residência): Kamyla, Maiana Tavares da Silva e Pedro Cerqueira.

A Gabriela Geluda, moradora da Fazenda, ministrou uma oficina de Técnica Alexander e outra de meditação, para os residentes.

As artistas Pilar Contreras e Emilie Beffara, que se encontravam realizando uma auto-residencia na Casa Figueira, participaram com uma instalação no evento de Portas Abertas, e compartilharam conosco, comidas e conversas.

Iago Matti e Amanda Obara, da Editora Leviatã (SP), realizaram um belissimo registro audiovisual, textual e fotografico da residência, disponivel na integra no site da editora.

credits

released October 20, 2022

Gravado no estúdio da residência por Alexandre Gwaz, André Nectoux, João Gaborges e Verónica Cerrotta

Mixagem e masterização: Federico Dopazo
Arte da capa: Antonio Sobral
Fotografia: Amanda Obara
Texto: Veronica Cerrotta

*


Recorded at the residence´s studio by Alexandre Gwaz, André Nectoux, João Gaborges e Verónica Cerrotta

Mix and master: Federico Dopazo
Album art: Antonio Sobral
Photograpy: Amanda Obara

license

all rights reserved

tags

about

somsocosmos RJ, Brazil

Annual international sonic residency at the countryside of Rio de Janeiro.
Residência sonora internacional no interior do Rio.
@rsj_agroarte

contact / help

Contact somsocosmos

Streaming and
Download help

Report this album or account

If you like Somsocosmos 4, you may also like: